terça-feira, 25 de setembro de 2018

O cavalo preferido e o burro trabalhador!

O Cavalo Preferido e o Burro Trabalhador!

Era uma vez, um lindo cavalo, que estava em um trajeto de mudança com seus donos. Esse cavalo era o mais lindo em toda a redondeza. Ele embelezava qualquer visão. Um cavalo que entre todos era o mais amado por seus donos e nada poderia acontecer que viesse a prejudicar sua aparência física. Ele era o mais belo que seu dono podia ter. 

Já o burro fazia todos os serviços de cargas da casa. E durante a viagem dos dois só o burro levava toda a carga, como era de costume, pois o lindo cavalo não podia sujar e nem manchar sua pelagem. No meio do caminho o burro muito cansado pediu, por favor, para que o cavalo ajudasse só um pouquinho no seu peso. 

O cavalo então disse: que nada sou produzido para momentos importantes e exibicionistas do meu dono. O burro continuou: não aguento mais, posso morrer a qualquer momento de fadiga. O cavalo novamente zombou da situação do burro. Finalmente, o burro tombou e caiu morto. Resultado! O lindo cavalo e intocável foi obrigado a carregador toda a carga que o burro levava, já que esse era o único jeito para seus donos.

Moral da historia...

Bem, na psicanálise trabalha-se com ID, EGO e o Superego Essa base norteia o comportamento de um indivíduo. Percebe-se, aqui, que o Cavalo representa o Ego. Ele sempre se posicionou como o mais importante e foi, também, assim, que seu dono lhe constituiu.

Na sociedade, hoje, temos muitas pessoas cheias de seus egos, inflamados, e que não conseguem perceber o seu próximo e respeita-lo em seus saberes. E não enxerga a grandeza de compartilhar e ajudar ao OUTRO. Dessa forma, não percebe que se o OUTRO não  existir ele(a), também, não sobreviverá. Estamos todos no mesmo barco da vida. Compartilhar deve fazer parte da essência humana.

Texto baseado no livro - Fabulas divertida: O cavalo e o Burro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário