quarta-feira, 22 de julho de 2015

Divertidamente(filme)

O filme Divertidamente!

Mostra uma forma leve de fazermos com que nossas crianças entendam suas angustias antes de um “piti” momentâneo.
Veremos uma breve recordação dos personagens: Raiva, Tristeza, Medo, Nojinho e Alegria (memórias primarias). A relação com a construção do sujeito psíquico, também é muito interessante. Já que as memorias primarias tem haver como nossos modelos psicológicos e biológicos. Bem, os nomes acima indicam através das cores, amarela que é a alegria,... azul que é a tristeza, vermelho que é a raiva, verde que é a nojinho e lilás que é o medo, cada uma das personalidades que são trabalhadas no filme. E assim suas características.
A criança em torno de 02 anos ainda não reconhece suas angustias e não sabe nomeá-los e sendo assim também não sabe controla-las. Basta perceber como ficou interessante e simples o entendimento das crianças. Excelente forma de chamar a atenção dos adultos para a metodologia que foi utilizada. Metodologia, essa que pode indica uma forma para os pais mostrarem as características de cada memória e que a própria criança pode controlá-la, quem sabe, assim, trazer melhores atitudes para a forma de como elas vão encarar a avida. E não deixar que essas atitudes, não entendidas, cheguem até aos adultos infantilizados.
Mostra-lhes no sentido de que é importante que elas reconheçam, cada um sintoma que venha a aparecer por ter chamado ou dado vazão para um dos personagens. Mais interessante ainda é perceber que as crianças que assistiram se identificam com uma ou algumas delas. Atentem, também que todas as memorias são femininas. Com ressalva para o medo que é masculino.
A Alegria faz de tudo para manter o equilíbrio e afastar as interferências das outras memórias. A tristeza em determinado momento precisa estar presente para trazer a mente algo que eu possa entender os OUTROS também existem. E a Raiva é chamada para entrar em ação quando se faz necessário o fato de não se deixar abater com as injustiças da sociedade contra nosso EU. E parece que o medo chega para colocar um pouco de controle na bagunça.
E no final, passeamos por várias áreas do Inconsciente. Uma viagem realmente que se pode admitir, foi bem trabalhada pelo autor do texto. No intuito virtuoso de mostrar o bem e de como posso utilizar-me do conhecimento dele para conduzir meus sentimentos.


https://www.youtube.com/watch?v=LSpeM7G4zfY

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário