sábado, 20 de janeiro de 2018

A RECONSTRUÇÃO É POSSÍVEL


A reconstrução é possível

Ao Estudar sobre relacionamentos percebemos a dificuldade que o individuo tem em  lidar com eles. A forma como lidamos com nossos relacionamentos é vestígios de nossos modelos parentais.

Você já chegou a ver um membro de sua família pedir ou receber perdão? Como era a conversa à mesa de jantar? Como vocês expressavam raiva? Existia uma forma de lidar com ela de modo construtivo? Quanto esforço era investido na saúde dos relacionamentos? A motivação se dava por meio de incentivo ou de ameaça e culpa? Sua casa era um lugar de descanso ou um campo minado?

As respostas a essas perguntas revelam a influencia da sua família na maneira de como se relacionar com o OUTRO, em seus ciclos sociais. Não nos tornamos o que somos sozinhos. E é por isso que relacionamentos são tão importantes para nosso crescimento psíquico. Compreender base de onde viemos pode fortalecer a estrutura e resignificar nossas ações, atuais.

Uma criança copia modelos. A criança repete as ações com quem convive e das pessoas de ela admira. Mas, quando adultos podemos e devemos descobrir a nossa própria forma de lidar com novos relacionamentos, pais, filhos, irmãos, amigos e amores.
É possível, sim, a reconstrução de uma nova forma de viver a vida.


Rita Castro (psicanalista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário