sábado, 24 de fevereiro de 2018

"CRIADO COMO DEUS CRIOU BATATA"

“CRIADO COMO DEUS CRIOU BATATA”


batata-doce é uma planta perene que tem sido cultivada na América Central e na América do sul por milhares de anos. Ela tem crescimento rastejante, caule herbáceo e folhas largas, com formato, cor e recorte variáveis O cultivo da batata-doce pode ser feito a partir de uma batata ou de ramas.

 A rama é lançada na terra pelo agricultor e não necessita de grandes investimentos para que ela possa crescer. Não carece de muitos cuidados durante o seu ciclo de crescimento. Como se trata de uma cultura de ciclo curto, a batata- doce está pronta para ser colhida em um período de 100 a 150 dias após o início do plantio.

No interior de Pernambuco entre a população rural/agricultores existe um ditado que diz, “ criado como Deus criou batata” é uma indicação de para aquela pessoa que o pai ou a mãe não conseguiu cuidar dela durante a sua infância. Essa pessoa conseguiu sobreviver apesar do descuido e da falta de atenção desses pais.

É visto, ainda, como um individuo que enfrentou muitas dificuldades físicas e psíquicas em sua infância, mas segundo o conceito de população já citada, acima, a sobrevivência dessa pessoa foi por obra e cuidados divinos. Da mesma forma que a batata é atrelada a um produto que se constitui sem muita mão de obra humana e também é explicado o seu crescimento ao processo de cuidados da natureza por si só.

Pois bem, no parágrafo seguinte,   temo o relato de uma mãe e sua nomeação para o lugar de seu filho durante a infância do mesmo. Na fala da mãe que narrava a historia de como ele veio ao mundo, ela dizia, “Você veio ao mundo, assim como Deus crio batata”!

A mãe teve depressão pós-parto e não conseguiu cuidar do seu bebe, assim, entregou ele os cuidados da avó materna e se fechou em seu mundo/quarto de medo. Medo de que ira morrer antes que o filho fizesse 40 dias. Um medo que a paralisou e a afastou do seu bebe.
Uma mãe que expõe essa fala/nomeação para uma criança entre a infância e sua adolescência e que também já era dito para o mesmo ainda de colo quando essa mãe chorava culpada por não ter conseguido cuidar do seu filho por até 40 dias após o seu nascimento. É possível que essa inscrição/ordem possa acarretar na psique deste bebe/criança, um prejuízo ao longo de sua vida.

Nesse indivíduo é possível aparecer sintomas de uma neurose de abandono. E que a psicanálise investiga como um quadro de angustia de abandono e  pode aparece dentro desse tipo de  neurose, a necessidade de segurança. Ele, possivelmente, buscará segurança em seus relacionamentos sociais. E essa insegurança poderá acarretar uma dificuldade em suas demandas com o social/ pessoas.

Aquela frase que a mãe tanto repetia para aquela criança no momento infantil parecia não significar nada para a criança que só ouvia sem entender o teor da fala. Mas o inconsciente durante a adolescência trouxe a tona em sintomas: asma, renite e alergias diversas.
Uma rivalidade com a mãe se instalou e esse adolescente saiu de casa. Mudou-se para outro Estado. 

Acabaram-se as alergias, mas ficou a insatisfação em seus relacionamentos e a necessidade de ser amado / reconhecido. E quando o mesmo vinha visitar essa mãe ela lhe contava a mesma História: “Agora, sim, ficou real, a batata só mudou de lugar”. E o sentido de vazio e solidão só aumentava em seus relacionamentos.

A família para tentar ajudá-lo a resolver o conflito que se instalou, comece a presenteá-lo com dinheiro e viagens, mais a cada dia o vazio e a insatisfação dele aumentava mais.
Quando um bebe nasce e a mãe, pai ou quem está fazendo essa função de alimenta-lo, também, deve fazer as inscrições psíquicas dessa criança através de suas falas/ordens e assim ao ouvir essa nomeação, o bebe vai si constituindo como um sujeito de desejo. Um sujeito desejado começa a ter desejos, também. No inicio o desejo é do grande Outro, mais com o amadurecimento psíquico a criança deve começar a conhecer os seus próprios desejos.

E durante essa formação desejosa é que se constitui as pulsões de vida. Segundo Lacan, uma fala/ ordem/ da mãe ou pai quando fala, é inscrita na estrutura psíquica e durante o crescimento desse sujeito a ordem torna-se uma espécie de norte para que o individuo faça a construção dos  seus laços sociais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário